YAMASHITO 3 .jpg

TEXTOS ETC

TEXTOS, ARTIGOS, ENTREVISTAS

Aqui você encontra acesso a alguns artigos e textos recentes sobre Alimentação, Meio Ambiente e Cultura publicados pela Elaine de Azevedo em sites independentes ou revistas científicas. Para aprofundar o aprendizado!

 

ULTRAPROCESSADOS, ULTRAESFOMEADOS E O SISTEMA AGROALIMENTAR MODERNO

2021

Alguns parágrafos são suficientes para mostrar como o sistema agroalimentar dominante e o agronegócio andam junto com os alimentos ultraprocessados e formam uma trindade indissolúvel que causa desequilíbrio ambiental, insegurança alimentar, fome, doenças, desigualdades sociais e desesperança.

GASTRONOMIA POLÍTICO-PERFORMATIVA

 2021

O texto aborda o processo de construção da politização da gastronomia e quais estratégias estão sendo utilizadas para tanto. E ainda mostra alguns projetos de ativismo alimentar - uma gastronomia político-performativa. São projetos criativos que provocam reflexões sobre a comensalidade e que lidam com questões como a fome, a contaminação alimentar, de gênero, nacionalismo e imigração, entre outros problemas que fazem parte do nosso contrato com a contemporaneidade.

NEORRURAIS: OS IMIGRANTES DA UTOPIA

 2021

O neorruralismo é um tipo de mobilidade  urbano-rural gestada no calor de uma sociedade contemporânea que busca uma maneira diferente de habitar o mundo capitalista. É um deslocamento humano lutando para refazer os rastros da modernidade no imaginário e nas experiências cotidianas, nas quais o vital se sobrepõe ao econômico. Ou seja, é quando a vida se torna mais essencial do que o dinheiro.

AGRICULTURA FAMILIAR ORGÂNICA, COVID E SAÚDE PLANETÁRIA

 2021

A agricultura familiar e orgânica produz be mais do alimentos saudáveis. É uma das mais potentes estratégia de controle da COVID-19.

DESACELERANDO EM TEMPOS VIRÓTICOS

2020

Um texto sobre as mudanças nos âmbitos do consumo, do coletivismo e do ambientalismo provocadas pela pandemia.

SOCIOLOGIA E ALIMENTAÇÃO: UM RESUMO DO DEBATE

 2020

Um texto sobre temas diversos da sociologia da alimentação  contemporânea.

SEQUESTRO DOS ORGÂNICOS PELOS ULTRAPROCESSADOS

 2020

Uma reflexão sobre os alimentos orgânicos ultraprocessados

SIM, ORGÂNICO É MAIS SAUDÁVEL

2019

Texto resposta ao artigo  "O mito da superioridade dos orgânicos". Problematiza as controvérsias sobre a qualidade dos alimentos orgânicos.

AGRONEGÓCIO E AGROTÓXICOS VERSUS AGRICULTURA FAMILIAR E ALIMENTOS ORGÂNICOS

  2019

A partir de controvérsias recorrentemente levantadas sobre esses dois temas, essa coletânea de 5 textos  analisa as dimensões éticas, sociais, econômicas, políticas, ambientais e de saúde implícitas a esses dois sistemas agroalimentares .

BANQUETAÇO: ATIVISMO ALIMENTAR E A CONSTRUÇÃO DE NOVAS FORMAS DE EXPRESSÃO POLÍTICA

 2019

Este texto discute o Banquetaço como um formato de ativismo alimentar e a construção de novas formas de expressão política.

SOBRE CANUDINHOS E VACAS

 2019

A situação do meio ambiente no Brasil e no mundo precisa de atitudes mais elaboradas do que somente substituir o canudo de plástico pelo canudo de inox ou bambu. Quem realmente se preocupa com o meio ambiente precisa mudar hábitos e abandonar o ativismo de sofá.

COMER COMO ATO POLÍTICO

  2019

Texto/ Manifesto sobre as diferentes dimensões implícitas ao componente político no ato de comer.

PÃO PRA PENSAR

  2019

O simbolismo do pão para pensar questões sociopolíticas e culturais

FREE THE DIET/LIBEREM A DIETA

2019

O texto explora as chamadas dietas restritivas ou free diets (com foco para a dieta isenta de glúten e lactose – as gluten e lactose free diets) a partir de uma abordagem sociocultural.

LOOBIES ALIMENTARES

 2019

Este estudo conceitual se debruça sobre lobbies alimentares – atividades políticas legais designadas para influenciar o congresso, as agências federais e o governo, propondo leis que beneficiem as companhias alimentares e os grupos de commodities agrícolas em detrimento dos interesses e das preocupações da saúde coletiva

OS FOODIES NA ARENA SOCIOLÓGICA

 2019

Esta pesquisa conceitual problematiza o conceito de ‘foodie’, neologismo cunhado pela crítica gastronômica Gael Greene e popularizado pelos jornalistas Ann Barr e Paul Levy em seu The Official Foodie Handbook publicado na década de 1990.

ALIMENTO SAUDÁVEL PRA QUE/M?

 2018

Texto que discute as novas dimensões - culturais, sociais e ambientais - incorporadas ao conceito contemporâneo de alimentos saudáveis.

ESTAMOS SEGUROS?

  2018

Texto/ denúncia  sobre a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar e suas ações que envolvem conflito de interesses.

O ATIVISMO ALIMENTAR NA PERSPECTIVA DO LOCAVORISMO

2015

O artigo apresenta um estudo conceitual sobre o Locavorismo, sua dimensão socioambiental e econômica, as discussões sobre qualidade e riscos dos alimentos locais e a relação entre o movimento, o Vegetarianismo e o Feminismo. Serão abordadas categorias como "local próprio" e "local alheio", "alimento local", "alimento com identidade local" e "alimento tradicional" que aparecem como homogêneas.

VEGETARIANISMO

2013

Um estudo conceitual sobre o Vegetarianismo, sua dimensão socioambiental e cultural sob uma abordagem das Ciências Sociais.