Captura de Tela 2021-02-18 às 23.44.28.
 

CURSOS COMIDAETC

Escola Livre de Comida

Nossos cursos vão abordar temas atuais que inserem a alimentação em contextos sociais, ambientais e políticos. A ideia é fazer o aluno conhecer assuntos diversos que perpassam o instigante universo da comida como ética animal, consumo, sistemas agroalimentares responsáveis, feminismo, ativismo, corpo e saúde. Todos os cursos serão abertos ao público adulto e, inicialmente, serão ministrados pela Elaine de Azevedo. Mas a ideia é ampliar gradualmente a oferta e trazer uma diversidade de temas e docentes. 

O primeiro curso da Escola Livre já está aberto para inscrições e para os próximos você pode deixar seu nome na lista de espera!

 
YAMASHITO 8.jpg

ALIMENTOS ORGÂNICOS: SAÚDE E (RE)XISTÊNCIA

Este curso se debruça sobre os elementos que influenciam na construção dos conceitos de alimentação saudável, de saúde e de agriopecuária, a partir de um enfoque cultural, político e socioambiental com foco para  a alimentação familiar e orgânica. Explora as 'histórias por trás da comida' em diferentes momentos da humanidade sob uma visão interdisciplinar apoiada por diferentes áreas: Ciências Sociais, Nutrição, História, Gastronomia. Geografia, Ecologia e Agronomia.

NIYAZI 1 .png

UM OLHAR PARA A NUTRIÇÃO ANTROPOSÓFICA

O curso vai abordar a Nutrição ampliada pelos princípios da Antroposofia, uma ciência espiritual desenvolvida pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner. A ideia é apresentar outra racionalidade alimentar que problematiza a visão energético-quantitativa da Nutrição Moderna e endossa conceitos tradicionais e "mágicos"como vitalidade, alimentos quentes/frios, comida mineral/vegetal/animal e relações entre alimentação e desenvolvimento espiritual, temperamentos e fases da vida.

4_CATERS_CHILLI_FARMS_01-1024x717.jpg

ATIVISMOS ALIMENTARES

O Ativismo Alimentar é um vibrante movimento socioambiental contemporâneo. É uma vertente do ativismo política, cujas preocupações começam com  a comida mas são traspassadas por questões que envolvem o ambientalismo, a saúde planetária, os processos cooperativos e participativos, a resistência e a autonomia dos atores envolvidos nos movimentos, além de preocupações com igualdade racial, de gênero e entre espécies, sob uma ética biocêntrica.

 
  • Instagram

©2021 por ComidaETC. Fotos de Abdul Momin, Niyazi Gürgen & Michael Yamashita