20120317_fellipeabreu_arraial_da_ajuda_17141.jpg
 

AULAS COMIDAETC

Aulas Avulsas com Temas Específicos

Nossas aulas apresentam temas pontuais na área de Sociologia da Alimentação. Foram pensadas para ampliar a temática dos cursos e são indicadas para o público adulto em geral e alunos/as de todas as áreas interessados/as em discutir comida, cultura, política e meio ambiente. As aulas seguem com bibliografias para quem deseja aprofundar e foram pensadas como ferramentas para estimular discussões em aulas e grupos de pesquisa e de cursos de graduação e pós graduação. Mas você também pode comprar sua aula para assistir individualmente e tem o prazo de 15 dias para usufruir dessa oportunidade. Esperamos que gostem dessa novidade ComidaETC.

 
20130319_fellipeabreu_sãomeireles_5436.jpg

COLONIALIDADE ALIMENTAR

Duração da Aula : 40 minutos

Esta aula vai explorar os diferentes impactos da colonização sobre o nosso modo de produzir alimentos e sobre a nossa culinária. 

Vamos apresentar as estratégias presentes em todo processo de colonização - o controle, a exploração, a padronização e a classificação hierárquica - que foram utilizadas por aqui para neutralizar a influência alimentar americana sobre a Europa e promover a colonização alimentar/ gastronômica/ do gosto. Até mesmo a Nutrição Moderna endossou premissas preconceituosas que contribuíram para invisibilidade da culinária local e que acabaram por ajudar a livrar-se da "americaneidade (e  da africaneidade) alimentar”. Essa é uma aula importante para entender a culinária brasileira.  Especial para brasileiros/as!

  


   

WhatsApp Image 2021-08-09 at 01.52.06.jpeg

COMIDA E SUAS DIMENSÕES SOCIOCULTURAIS


Duração da Aula : 50 minutos

Esta aula é uma introdução aos fundamentos da Sociologia Alimentar para compreender diferentes aspectos que envolvem comida: memória, afeto, poder, organização social, parentesco, socialização, civilidade, globalização, gênero, relações étnico-raciais, ética, simbolismo, gastronomia e comportamentos, riscos ambientais, saúde/doença, sexo, movimentos sociais, arte.... Enfim, vamos abordar tudo que vem junto no seu prato e entender que a comida é um fenômeno social penetrante e interdisciplinar.

Por isso, diferentes especialistas - antropólogos sociais, sociólogos, artistas, historiadores, geógrafos, economistas e psicólogos – para além de autores das áreas de produção e saúde - serão aqui mobilizados. Uma aula para iniciar seus estudos na Sociologia da Alimentação.


20161104_fellipeabreu_canastra_54745.jpg

CONSUMO ALIMENTAR RESPONSÁVEL

Duração da Aula: 60 minutos

Vamos apresentar aqui nessa aula alguns autores e teorias sociológicas do Consumo para refletir porque a gente consome. Porque a gente não consome é muito mais fácil de entender.... Afinal, o que é consumo? Um sinônimo da abolição da pobreza ou desejo por desenvolvimento? Consumo é uma alienação; um perigo para sociedade e meio ambiente? Consumo é um formato de ação política? Consumo serve para produzir sentido, significações e distinções sociais?  Vamos discutir todas essas abordagens. 

A partir dessas teorias, chegaremos ao foco da aula: o consumo alimentar e o consumerismo ou consumo alimentar responsável. Ou verde? Ou sustentável? Ou reflexivo? Ou político?  Para entender melhor nossas próprias escolhas e a dos/as outros/as.


WhatsApp Image 2021-08-09 at 01.57.09 (2).jpeg

RISCOS E CONTROVÉRSIAS ALIMENTARES

Duração da Aula: 50 minutos

Ovo não interfere no colesterol...
Café aumenta a pressão...
Chocolate sim, mas sem açúcar...
Podemos levantar uma lista infindável de controvérsias na ciência da Nutrição.
Isso porque a fronteira entre o alimento saudável e o alimento de risco é tênue e vulnerável a diferentes influências construídas reflexivamente.
Essa aula vai abordar os riscos e controvérsias na construção social do conceito de alimento saudável como um campo de estudo da Sociologia do Conhecimento Científico. Vai também discutir as diferentes dimensões que influenciam tal construção com foco para a ciência, os especialistas e o o sistema agroalimentar. Depois dessa discussão sobre riscos e controvérsias científicas,  seu conceito de alimento saudável nunca mais vai ser o mesmo. E nem a Ciência da Nutrição.