CURSOS COMIDAETC

Escola Livre de Comida

Nossos cursos vão abordar temas atuais que inserem a alimentação em contextos sociais, ambientais e políticos. A ideia é fazer o/a aluno/a conhecer assuntos diversos que perpassam o instigante universo da comida como ética animal, consumo, sistemas agroalimentares responsáveis, feminismo, ativismo, corpo e saúde. Todos os cursos estão abertos ao público adulto. Desejamos ampliar gradualmente a oferta de temas e docentes. 

Veja os cursos abertos para inscrições e deixe seu nome na lista de espera para os que estão por vir!  Assim, você se cadastra também na Newsletter da Escola e passa a receber informações via email a cada dois meses. 

 
Captura de Tela 2021-02-18 às 23.44.28.
 

CURSOS PRESENCIAIS

Para alimentar as trocas

 
CASA BOTÂNICA

MOVIMENTOS ALIMENTARES URBANOS

25 de Junho de 2022 das 14:00 as 20:00

Este primeiro curso presencial da Escola ComidaETC é uma parceria com a Casa Botânica na Cidade (foto) , um espaço permacultural em São Paulo onde um grupo de pessoas divide o desafio de viver ecologicamente numa megalópole
O tema do minicurso – Movimentos Alimentares Urbanos – vai ser explorado em teoria e prática. 
A questão cerne do curso é : como ser um/a ativista alimentar que vive em um centro urbano e deseja assumir práticas ambientalmente coerentes?

 

CURSOS ONLINE

Para alcançar as distâncias

 
20171127_fellipeabreu_oromia_70123.jpg

ALIMENTOS ORGÂNICOS: SAÚDE E (R)EXISTÊNCIA

2 a 11 de Agosto de 2022

Este curso vai abordar os Sistemas Agroalimentares Responsáveis a partir do alimento orgânico. Vamos discutir aspectos de qualidade alimentar dos alimentos orgânicos, sua relação com a saúde, a questão da certificação, o perfil do consumidor orgânico e os espaços de comercialização.

4_CATERS_CHILLI_FARMS_01-1024x717.jpg

ATIVISMO ALIMENTAR

29 de Setembro a 20 de Outubro de 2022

O Ativismo Alimentar é um vibrante movimento socioambiental contemporâneo. É uma vertente do ativismo política, cujas preocupações começam com  a comida mas são traspassadas por questões que envolvem o ambientalismo, a saúde planetária, os processos cooperativos e participativos, a resistência e a autonomia dos atores envolvidos nos movimentos, além de preocupações com igualdade racial, de gênero e entre espécies, sob uma ética biocêntrica.

20120326_fellipeabreu_praia_do_espelho_16947.jpg

UM OLHAR PARA A NUTRIÇÃO ANTROPOSÓFICA

Nova data em breve

O curso vai abordar a Nutrição ampliada pelos princípios da Antroposofia, uma ciência espiritual desenvolvida pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner. A ideia é apresentar outra racionalidade alimentar que problematiza a visão energético-quantitativa da Nutrição Moderna e endossa conceitos tradicionais e "mágicos"como vitalidade, alimentos quentes/frios, comida mineral/vegetal/animal e relações entre alimentação e desenvolvimento espiritual, temperamentos e fases da vida.

20180611_fellipeabreu_casaclaudia_74085.jpg

VIVER DE ORGÂNICOS

Nova data em breve

Teoria sobre qualidade dos alimentos orgânicos e sobre as repercussões positivas dos sistemas agroalimentares responsáveis tem muita. Mas, na prática, como trabalhar com orgânicos? Como ter um negócio coerente que fortaleça os/as agricultores/as familiares orgânicos e permita você "viver de orgânicos?" Este é um curso vivencial no qual diferentes empreendedores contam como montar seu negócio orgânico em diferentes áreas. Você vai querer fazer a sua iniciativa depois de ouvir tantas boas ideias.

YAMASHITO%208_edited.jpg

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: PRA QUEM? PRA QUE?

Nova data em breve

Este curso se debruça sobre os elementos que influenciam na construção social do conceito de alimentação saudável, a partir de um enfoque cultural, político e socioambiental. Explora esse complexo conceito em diferentes momentos da humanidade, mostrando sua íntima relação com as áreas da saúde e de produção de alimentos. E chega nos dias de hoje com o desafio de entender os múltiplos conceitos de alimentação saudável: comida de verdade; alimentos éticos; tradicionais; caipira; locais; limpos; dietas free, low carb, a base de plantas; etc etc etc. A abordagem é uma visão interdisciplinar apoiada por diferentes áreas que discutem comida: Ciências Sociais, Nutrição, História, Gastronomia. Geografia, Ecologia e Agronomia.